segunda-feira, 21 de abril de 2014

Dúvidas existenciais de quem tem uma arca há pouco tempo

Ontem trouxe do meu sogro uma sacada enorme de alhos franceses. Cheguei a casa, lavei-os bem, cortei em rodelas bem fininhas e enchi saquinhos de congelação com eles.
E eis que a dúvida me assalta...
Será que devia branqueá-los antes de os congelar? Sei que se branqueiam os legumes de folha, mas um alho francês não é bem um legume de folha... é, assim de repente, uma espécie de mix entre legume de folha e uma cebola... (ai, a taxonomia...).
Socorri-me da internet e fiquei na mesma - porque encontrei todas as versões: a) que não se podia congelar alho francês; b) que se congelava em cru, c) que se congelava depois de branqueado. Ok. Congelei em cru e tomei nota mental de consumir rapidamente.

Apesar da falta de eficácia da pesquisa para o motivo que a despoletou, encontrei uma série de posts muito interessantes, de um blog que até então desconhecia e que achei muito úteis. Aqui ficam os links, para quando me/vos assaltarem dúvidas semelhantes:

Regras gerais para uma boa congelação
Congelar legumes: branqueamento
Congelar frutos
Congelar pratos cozinhados
A embalagem dos congelados
Congelar carne e peixe

Tudo, tudo d' «O Meu Estaminé - Estaminé da Tia Fátima». Ficam as dicas.





7 comentários:

  1. Minha querida, estou careca de congelar alho-francês e nunca o branqueei. Até agora nunca tive problemas, mas a verdade é que eu congelo sempre tudo sem branquear. Como normalmente vai sempre tudo para a sopa (o alho francês uso noutros cozinhados) nunca perco tempo a branquear. e no fim sabe tudo bem :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Fala a voz da experiência. Eu vou mesmo usar o alho francês na sopa - ainda bem que não se estraga.
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Olá Thirty, muito prazer em conhecê-la!
    Sou a Bombom de O Meu Estaminé (e já "seventy", he,he)!
    Fico sempre muito feliz por saber que ainda sou útil a alguém.
    Eu também nunca branqueei o alho francês e faço exactamente como explica no seu post. Coloco em sacos de plásticos próprios para alimentos e congelo. Não perdem nada o aroma e cozem muito bem depois de descongelados. Os legumes de folha verde (couves e nabiças) e favas, ervilhas e feijão verde que são mais grossos convém branquear para ficarem duros depois de cozidos. Já os espinafres, podem ser congelados sem branquear, que ficam sempre tenrinhos. Também pode congelar a salsa depois de lavada e picada. Já os coentros, perdem bastante o aroma com a congelação, por isso prefiro fazer a Conserva de Coentros que guardo no frigorífico para durar mais tempo.
    Obrigada por se ter tornado "cliente" do Meu Estaminé. Agradeço muito a sua atenção ao pedir autorização para o divulgar e espero a sua visita. Ficarei ao seu dispôr sempre que tiver alguma dúvida. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela simpatia de passar pelo meu cantinho. Gostei muito do seu blogue e voltarei certamente. Fiquei curiosa com a sua referência à conserva de coentros. Tem a receita?
      Obrigada e um beijinho

      Eliminar
    2. Encontrei esta receita de pasta de coentros - http://www.salpicosdoces.com/2013/08/pasta-de-coentros.html Vou experimentar. Será assim?

      Eliminar
    3. Ao ler o meu comentário anterior, vi que houve um lapso. quando falo nos legumes mais espessos como ervilhas ou favas, devem-se branquear para NÃO FICAREM DUROS (falta lá o "não").
      A Conserva de Coentros podes encontrar aqui:
      http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/o-meu-estamine-vai-fechar-para-ferias.html
      Nesse link está também a receita do Tabasco Caseiro, muito fácil de fazer. No entanto gosto mais das Malaguetas em Conserva que, se estiveres interessada, poderás ver aqui:
      http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2013/12/malaguetas-em-conserva.html
      Se procurares na secção Conservas, encontrarás uma Conserva de Champignons e um Molho de Tomate em Conserva que te podem ser muito úteis naqueles dias em que não apetece muito cozinhar, ou para enriquecer um assado de Peixe ou de Carne. Uma colher de chá de Conserva de Coentros e 1 ou 2 de sopa de Molho de Tomate em Conserva aquecidos num tachinho com um dente de alho picadinho, 250 ml de água quente, fazem um óptimo arroz de Tomate em 15 minutos. Basta juntar ao ferver, 100 ml de arroz lavado e deixar ferver em lume brando (mínimo) por 13 a 15 minutos (depende da marca do arroz). Esta porção dá para 2 pessoas. Espero que te seja útil. Bjs. Bombom

      Eliminar
    4. Muito obrigada! Vou espreitar todos os links. Essa ideia para o arroz de tomate deixa-me muito curiosa! Um beijinho

      Eliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.