quinta-feira, 17 de abril de 2014

Arca Congeladora

Estava prevista há mais de muito tempo, mas só agora comprei uma arca congeladora. Tenho uma marquise espaçosa e por isso pude comprar esta:

http://www.worten.pt/store/congelador-horiz-becken-freezer-440a-ii.html


São muitas as pessoas por esta blogosfera a fora a louvar as possibilidades que uma arca congeladora traz, em termos de poupança. As minhas ideias passam por:
 - congelar alimentos antes que se estraguem (fruta, pão, bolos, legumes...);
 - aproveitar promoções comprando em maior quantidade (e não comprar quase nada fora dessas promoções);
 - fazer aquilo a que nos EUA chamam freezer cooking: cozinhar em maior quantidade, para ter no congelador refeições prontas ou quase prontas - uma forma de poupar tempo, economizar energia, e evitar idas ao take away quando não há tempo ou vontade de cozinhar...

Outra coisa que quero mesmo fazer é deixar de comprar cereais de pequeno almoço «normais», que me parecem muito maus em termos nutricionais - cheios de açúcar, gorduras estranhas, conservantes, corantes, e etcs. Comecei a fazer bola de carne e muffins, para ter sempre alternativas rápidas e caseiras à mão. No fim de semana vou ver se faço um bolo simples e umas panquecas, para o mesmo fim.

Para já, fiz:
 - peito de perú estufado (3 embalagens);
 - frango com cogumelos (2 embalagens);
 - frango assado desfiado (1 frango, para usar em várias receitas - hoje vai virar salada e quiche);
 - bola de fiambre e queijo;
 - muffins de aveia, iogurte e canela;
 - rolo de carne (1);
 - salsa e coentros congelados.

Hoje vou fazer:
 - moelas (1kg - dará para umas 3 vezes);
 - boef bourguignon (2 vezes);
 - quiche de frango e espinafres.

Em dois dias, fico com mais de 10 jantares/almoços prontos, para ir comendo sempre que quiser ou não me apetecer cozinhar.

O pinterest está cheio de tutorias sobre batch cooking, freezer cooking e cozinhar para a arca e a crock-pot (podem espreitar o meu pinterest, onde selecionei alguns deles no álbum food), mas muitas das receitas são pouco adequadas aos gostos/hábitos portugueses e usam ingredientes pré-preparados que procuro evitar ao máximo... Vou tentar adaptar as técnicas à nossa maneira de comer - a ideia é evitar o desperdício alimentar, poupar, e sobretudo comer bem.

2 comentários:

  1. Eu comprei uma o ano passado e faz-me imenso jeito. A minha é vertical, tem menos arrumação, mas tenho tudo dividido por tipo de alimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também me estou a apaixonar pela minha arca. Só a médio prazo vou perceber as poupanças, mas para já posso dizer que é muito prática. As verticais também são excelentes! Um beijinho.

      Eliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.