terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Para contrariar o ambiente

que anda do mais deprimente possível - à minha volta têm sido muitas as más notícias e poucas as boas, o espírito natalício tem dificuldade em sobreviver, mas cá arranjamos forças para o ressuscitar, ao menos um pouco.
Hoje, vou dar cá em casa um pequeno jantar com amigos recentes. Não vou rechear um peru - seria ridículo, para 4 pessoas - mas sim uma perna de peru desossada, com o recheio maravilha da família. E vou fazer arroz de frutos secos e brócolos cozidos ao vapor com molho de mostarda de Dijon. E estes cheiros e sabores vão ajudar de certeza.

Aqui fica a receita, que até já deixei num comentário aqui. A receita é tradicional do Brasil, porque a minha avó era brasileira, e foi com essa tradição que cresci. E aqui fica a receita da minha avó, pelas palavras da minha mãe.


Peru com farofa

Para se poder rechear deve deixar-se a pele do pescoço inteira, depois cortá-la na parte posterior no sentido do comprimento e depois separar a pele e cortar o pescoço do peru rente ao corpo.

Barra-se o peru por dentro e por fora com sal colorau, alho salsa, pimenta em grão e azeite, tudo pisado no almofariz e deixa-se estar assim 2-3 horas.
Ao fim desse tempo deita-se o peru num alguidar com água, sal, vinagre, vinho branco e limões partidos e sumo de limão até ser assado, virando de vez em quando, mas estando de preferência com o peito para baixo.

Farofa:
Faz-se um guisado com azeite, cebola picada, 1 dente de alho, os miúdos do peru partidinhos e o pescoço. Junta-se um pingo de água e um pouco de vinho do Porto, tempera-se com sal e piri-piri e deixa-se cozer. Quando estiver cozido juntar meio pacote de manteiga (125g) e um bocado de farinha de mandioca e vai-se mexendo ao lume brando para absorver a manteiga e para a farinha ficar solta. Juntam-se azeitonas descaroçadas e ovo cozido.

Enche-se o papo e a barriga com esta farofa. Cosem-se as aberturas e vai ao forno a assar regado com manteiga. Primeiro viram-se para cima os lados do peru, depois as costas e por último o peito (1,5 – 2h no forno)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.