terça-feira, 19 de setembro de 2017

devagar, devagarinho, basicamente parados

Então, a ansiedade levou-me a melhor e decidi passar na Segurança Social. Na verdade, encontrei-me lá quase sem decidir - estava por perto, era sexta-feira (o dia disponível para esse fim), e entrei.
E fiquei a saber que a formação C não vai ser este ano. Isso não tem grandes (ou nenhumas) repercussões, mas enquanto damos esses passos sempre vamos sentido que estamos a avançar. Esse passo não será para já. Até aqui, tudo bem.
Depois, fiquei a saber que a maioria dos processos que estão a ser apreciados agora aqui no distrito são de 2012. 2012! 5 anos. E sim, naturalmente há variações, desde logo consoante as características dos candidatos, do perfil que pretendem, das crianças que reúnem condições de ser adotadas a cada momento, etc. Mas uma média de 5 anos (naturalmente haverá casos mais rápidos e outros mais lentos) leva-me a enfrentar a possibilidade de vir a adotar lá para os 40. Mesmo estando abertos a receber irmãos, não há garantia de que venha a acontecer mais cedo. Com este horizonte temporal, fazer a formação C este ano, no próximo ou ainda mais tarde não fará mesmo diferença nenhuma.
É mesmo muito tempo, mais ainda contando com os anos de espera que já trazemos na bagagem desde que começámos a tentar engravidar. Se tivesse dado entrada com o processo nessa altura (2012) estaria agora provavelmente a receber a chamada. Claro que na altura não estávamos prontos para dar esse passo - mas caramba, demora tanto tempo que teríamos tido tempo de nos preparar ou, pelo contrário, perceber que não era o passo certo, se fosse esse o caso.
O meu conselho - se é que o posso dar a quem não o solicitou - é que se ponderam adotar não ponderem muito. Não esperem pela certeza absoluta ou pelas condições ideais. Dêem início ao processo e ponderem tudo o que houver que ser ponderado durante a espera, que será longa. Têm que ter alguma noção do que querem e o mínimo de condições, para poderem fazer a avaliação com sucesso, mas não esperem pelos 100%.

7 comentários:

  1. E saber que são imensas as crianças institucionalizadas, para as quais urge encontrar uma família :(

    ResponderEliminar
  2. Olá. Li o blogue todo agora. Sou mãe biológica há 3 meses mas quero adotar (desde que tinha 12 anos que decidi que seria mãe por essa via). Elogio a sua tenacidade e espírito frio neste processo. Espero que tenha um desenrolar maravilhoso apesar da espera dolorosa. Já há mais novidades? Um abraço e muita coragem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria. Espero que as minhas partilhas possam ajudar outras pessoas a passar por situações semelhantes.
      Novidades, infelizmente, não há. É mesmo preciso bastante paciência. Se levam a sério o plano de adotar força - avancem o quanto antes! Um abraço e boa sorte.

      Eliminar
  3. é tudo tão lento e doloroso... :(

    ResponderEliminar
  4. Olá boa tarde! Eu a minha mulher também embarcámos nesta aventura, mas o nosso caminho ainda está muito lento. Entregámos o processo há quase 5 meses e ainda não houve qualquer desenvolvimento. Os 6 meses que disseram não estou a ver serem cumpridos. Falta tudo o resto para aprovarem a candidatura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte, CM. Infelizmente sei de vários casos assim. A boa notícia é que o vosso tempo de espera já está a contar desde que tenham feito a formação A e formalizado a candidatura. É preciso muita paciência e esperança nestes processos, bem sei. Muita coragem para vocês.

      Eliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.