segunda-feira, 24 de outubro de 2016

A caminhada e os outros



Esta caminhada da adoção é, em grande medida, um processo solitário, vivido muito cá dentro - dentro de cada um de nós e sobretudo dentro do casal.
Não quer dizer que não se comunique: com amigos, e até aqui, através deste blogue. Mas, tal como acontecia com a infertilidade, as pessoas realmente não fazem ideia do que isto é, a menos que tenham passado por lá. É um «mundo» e uma experiência difícil de partilhar, que estica as capacidades de empatia dos nossos amigos, colegas e conhecidos porque por mais que eles se importem connosco, não fazem realmente ideia do que estamos a passar. As pessoas com quem se consegue falar mais profundamente sobre a adoção são poucas e, no meu caso, acabam por ter alguma relação, mais direta ou mais indireta, com esse «mundo».

Resumindo: a comunicação sobre a adoção dentro do casal é muito intensa - fora do casal... depende.

E nesse contexto, os fóruns, blogues, sites e afins sobre adoção têm sido muito importantes para mim: dão uma noção mais concreta e real do que é adotar, na primeira pessoa, com todas as especificidades que um caso real tem. Dão cor e sentimento concreto e específico ao mundo mais genérico dos artigos e pesquisas científicas sobre o tema. Fazem sentido e falta.

No meu caso, tenho a sorte de conhecer outro casal que está a passar pelo mesmo. Um destes dias, fui ao aniversário dessa minha amiga, que me apresentou outro casal que também estava em processo de adoção. Uns e outros, já habilitados e com a formação terminada - ou seja, mais à frente do que nós nesta viagem. E é realmente diferente «ventilar» com quem sabe por dentro o que isto é. Cada processo é um processo, claro. Cada decisão é diferente, os contextos são diferentes, como tudo na vida. Mas há um denominador comum que ajuda a sentirmos que mais alguém «percebe», sem sentimentalismos, nem simplificações, o que isto é. E é útil partilhar experiências e ir percebendo o que nos espera no passo a seguir.

Boa caminhada a todos os que por aqui andam!

5 comentários:

  1. Tenho acompanhado a vossa caminhada, sem comentar...
    Estou a torcer por vocês, espero que corra pelo melhor... E mais do que isso, não posso acrescentar, não tenho experiência... Conheço pessoas que adoraram, mas sem conhecimento do processo...
    Fica a saber que mesmo não comentando, estou deste lado e a torcer por vocês!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Nat. O teu apoio conta muito :) É bom ter este espaço de desabafo e pessoas que nos querem bem e nos desejam boa sorte. Boa semana e um beijinho.

      Eliminar
  2. Imagino a falta que te faz em ter alguém com quem ter uma conversa que encaixe na tua vivência. Eu no meu caso só tenho uma pessoa que conheci aqui nos blogues e que felizmente até ficou próxima de mim, até mesmo geograficamente, e que viveu tal como eu a vida de uma mãe a tempo Inteiro, apesar de eu ter optado por prolongar mais esse aspecto de ficar com os 2 filhos a meu cargo, mtos julgam-nos como preguiçosas, q os filhos são bichos do mato por não andarem em creches, entre outros... A maternidade é um mundo enorme de vivências, mas de muitas injustiças. Espero mesmo que o vosso caminho seja radioso de uma esperança concretizada e feliz. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Susana. Quem nunca caminhou nos nossos sapatos nem sempre percebe o que isso implica... Seja qual for o nosso caminho, há sempre quem discorde, critique, comente. O que importa é estarmos confortáveis com os nossos sapatos e ir seguindo a nossa viagem. Um beijinho para ti.

      Eliminar
  3. Olá :) Ao pesquisar algumas coisas sobre adoção encontrei este blog. Pelo que li parece que temos algumas coisas em comum. Também quero dar início ao processo de adoção em breve mas confesso que as longas listas de espera me deixam muito desanimada. E infelizmente é que mais tenho feito nos últimos anos: ESPERAR!
    Conto com este blog para partilhar algumas dúvidas ;)
    Beijinhos

    Mia

    ResponderEliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.