quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Entrevista psicológica, parte I

E pronto, mas um passinho dado.
Fomos à primeira entrevista psicológica - falou-se essencialmente das nossas famílias, e alguma coisa sobre nós. É difícil ser juiz em causa própria, mas acho que não correu mal.
Daqui a 15 dias teremos a segunda parte desta entrevista, que vai ser individual (não em casal) - enquanto um fala com a psicóloga, o outro preenche uns questionários, e depois trocamos.

Depois disso, fica a faltar a sessão B de formação, e a visita a nossa casa.

Enfim, passo a passo, vamos andando.

4 comentários:

  1. Fazes bem em celebrar cada passo e espero que um dia possas olhar para trás e ler estes posts com o/a baby nos teus braços :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É esse o meu sonho... Espero que sim. Obrigada pelo apoio e um beijinho.

      Eliminar
  2. Bom dia, Eu e a minha mulher também estamos nesta caminhada, demos entrada do processo no final de novembro e só esta semana fomos à primeira entrevista. Já nos marcaram para o final deste mês a 1ª entrevista psicológica, que devemos esperar? Que tipo de perguntas fazem? E na 2º entrevista que estamos a sós, que género de perguntas são feitas? Obrigado e boa sorte também nessa sua caminhada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá CM, desejo-vos todas as felicidades e sucesso.
      Eu sei que não adianta de muito o meu conselho, mas cá vai - vão tranquilos. Eu pelo menos fiquei sempre ansiosa antes destes encontros, mas na verdade não são momentos de tensão.
      Na primeira avaliação psicológica estivemos juntos, eu e o meu marido. Falámos das nossas famílias de origem, da nossa família atual e da relação de casal, do projeto de adoção e do que nos trazia até ele. Contámos a nossa história e as nossas perspetivas. Não foi pesado, embora haja sempre a sombra de «estar a ser avaliado» por aquilo que se diz.
      Na segunda sessão começámos por estar separados - enquanto um de nós falava com a psicóloga, o outro preenchia um questionário. Depois trocámos. No final falámos novamente os 2 juntos com a psicóloga, se bem me recordo, para fazer um apanhado global. Falo aqui mais especificamente sobre os questionários e a entrevista: https://acasados30.blogspot.com/2016/10/avaliacao-psicologica-concluida.html

      Vão com o máximo de calma que puderem, que vai correr tudo bem.

      Boa sorte!

      Eliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.