sábado, 18 de junho de 2016

Formação A

Então vamos a isto, sim?
Estamos a iniciar uma caminhada que se desenha longa. Estamos a tentar adotar.
Em maio enviámos um formulário, indicando a nossa vontade de adotar, para a segurança social. No início de junho, recebemos o tão esperado telefonema: a marcação da sessão A.
Para quem não sabe, os candidatos à adoção têm que fazer 3 formações ao longo do seu percurso. A A, é logo a primeira, uma sessão de esclarecimento antes de mesmo de formalizarmos a candidatura, entregando a papelada toda, para que os candidatos avancem sabendo melhor o que os espera e ponderando seriamente se é o que querem. E se não for... vão a tempo de desistir, ou de ponderar melhor antes de avançar.
Tinham-me dito que fosse preparada porque me iam tentar assustar.

E então?

Não achei nada assustador. Achei realista. Achei equilibrado.
Não me disse nada de muito novo, porque pelas minhas próprias características tenho-me fartado de ler e pesquisar sobre o assunto, mas acredito que para algumas almas bem intencionadas tenha o efeito de um banho de realidade.
E agora? Vamos à papelada!

4 comentários:

  1. É pena os processos de adopção serem tão longos mas por outro lado é muito bom que se façam com calma, cuidado e muita informação. Que corra tudo pelo melhor! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Joana. Na verdade, acho que os cuidados que têm em relação aos adotantes fazem muito sentido. Tenho pena é que do outro lado (da criança) o processo demore tanto. Primeiro que seja decretada a situação de adotabilidade passam-se anos e anos, e a criança perde oportunidades e prolonga o seu sofrimento. Isso é que me custa :(

      Eliminar
  2. :)
    Boa sorte! 🍀
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.