quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ementas semanais - o regresso e a estratégia atual



No que diz respeito ao planeamento das refeições, não faltam sistemas, esquemas e estratégias. Já usei várias, e provavelmente voltarei a usar, mas neste momento, estou a usar um procedimento muito simples.
Como estou a planear mudar de casa - ainda não sei quando será a mudança uma vez que estamos à espera de fazer a escritura e ainda teremos obras para fazer - uma das minhas prioridades é comer o que tenho em casa, particularmente na arca congeladora que está CHEIA!! E estão a imaginar a chatice que será mudar uma arca tão grande cheia de comida?
Então, adotei o seguinte procedimento:
No início da semana, trago uma gaveta (vazia) do congelador (combinado) comigo para perto da arca. Escolho 5 elementos de proteína, procurando variar diferentes carnes e peixes e coloco-os na gaveta. Escolho ainda alguns complementos que possam fazer falta: tenho sempre legumes e sopas congeladas, e tiro as quantidades necessárias para a semana. tiro também uma sobremesa, para um dia em que nos apeteça ou tenhamos visitas (gelado, strudel, etc); E pronto, a gaveta volta para o seu lugar e não volto a abrir a arca (a menos que haja algum esquecimento) durante o resto da semana!

Depois é só distribuir os alimentos pelos dias da semana e pensar em refeições em que sejam aqueles os ingredientes principais.

Neste processo, tenho alguns cuidados:
 - Os dias não I - penso como vai ser a minha semana e tento escolher uma coisa fácil para os dias em que já sei que vou estar cansada ou vou chegar tarde a casa;
- Os dias não II - Outra possibilidade para dias complicados é planear, na véspera, alguma refeição que sobre e seja boa no dia seguinte: um assado, ou uma carne picada, um guisado, etc. Assim, nesse dia já estará meio caminho andado. 
- Refeições rápidas - tenho sempre uma ou duas refeições rápidas em mente, para o caso de haver algum imprevisto durante a semana (bacon para fazer uma carbonara, migas de paloco ou mistura de marisco para fazer um arroz de bacalhau ou de marisco num instante, sem precisar de descongelar...).
- E os outros dias? - Porquê 5 proteínas quando a semana tem 7 dias? Para deixar um dia para sobras, e outro para inventar qualquer coisa com o que há na despensa e no frigorífico, pelo menos e evitar assim desperdícios. Para as quantidades que aqui em casa comemos e cozinho, as 5 refeições costumam chegar, e se não chegarem, tenho sempre os recursos que antes referi (refeições rápidas). 

E por fim - o planeamento não fica «escrito na pedra». Se houver alguma alteração - porque vem alguém jantar, ou porque não me apetece alguma das refeições, ou porque os legumes que tenho em casa «pedem» para fazer outra coisa (isso dará outro post)... altero. Por exemplo, tinha previsto fazer bacalhau à brás na semana passada, mas como tinha muitas sobras de pão, o bacalhau passou a açorda.

Bom planeamento!

2 comentários:

  1. Bom planeamento! Eu também faço a ementa todas as semanas. Assim não ando com carnes, peixes ou legumes perdidos no fundo da arca ou do congelador e aproveito as promoções semanais dos hipermercados.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom trocar dicas. Na verdade tenho sentido que no que diz respeito à organização do dia a dia e da cozinha estou sempre a experimentar coisas novas e a aprender. Eu nem sempre faço o planeamento, mas quando o faço a diferença é considerável - em termos de gastos de supermercado, de desperdício e de tempo ao longo da semana.

      Eliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.