quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Revisão de objetivos financeiros

Pois é... há cerca de 1 ano tinha grandes aspirações.

Destas, nem todas se concretizaram. A bem dizer, concretizou-se uma:

- acabar de pagar a carrinha. Ainda não está paga.
- poupar para as despesas com a compra de casa. Nada neste campo... aliás, a perspetiva passou a ser tentar regressar a casa, em vez de comprar casa por aqui. Logo veremos se essa ideia se concretiza...
- poupar para trocar o boguinhas. Boguinhas trocado, e pago a pronto.
- por de lado 15% 10% do nosso vencimento no início do mês (e tentar não lhe mexer no fim do mês!). Quase nunca tenho conseguido... é que quase todos os meses há um extra qualquer...

Nem tudo correu tão bem como queríamos. Este ano, aliás, não foi propriamente o melhor ano financeiro para quase ninguém.
O próximo adivinha-se ainda mais duro.

Ainda assim, mantenho 2 dos objetivos do ano passado, a ver se em 2013 chegamos lá. Dependerá de muita coisa, mas sem sonhar não se vai longe:

1 - Pôr de lado 10% do nosso vencimento por mês. Estou a tentar cortar nas despesas fixas para facilitar a obtenção desse objetivo.

2 - Repor o que tirámos do fundo de emergência. Falta pouco para repor o nível anterior à compra do carro.

3 - Acabar de pagar a carrinha. Já falta menos do que faltava. Além disso, aumentaríamos o rendimento mensal disponível porque ficávamos sem essa prestação e deixávamos de pagar juros. Era bom, até ao fim de 2013, amortizar o que falta.
Este objetivo vem agora em terceiro lugar, porque o vejo como dependente dos dois anteriores. Com o fundo de emergência novamente no máximo, até posso tirar-lhe uma 'fatia' para pagar o que falta da carrinha sem colocar em questão a nossa segurança... agora sem estar no máximo... parece-me arriscado de mais. Sim, eu sei que sou muito conservadora nestas coisas e que se pagasse já a carrinha deixava de pagar os juros e ficava com a vida facilitada... mas também não quero ficar sem a rede de segurança das poupanças. Esta ainda é uma questão a estudar.

E são estes os objetivos para 2013.
Vocês, já andam a pensar nos vossos?

2 comentários:

  1. Bons objectivos. Eu tenho que pensar nos meus ainda. bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Pensar eu penso, falta-me pô-los no papel. Este ano consegui aumentar um bocadinho singelo a minha poupança e amortizei para além do obrigatório, mais 3500€ na minha casinha - já não é mau. Mas para o ano, com os cortes, vou ter que ser mais assertiva com os meus gastos, mas por vezes sabem-me tão bem as extravagâncias!

    ResponderEliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.