sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A taxa intermédia do IVA


Fiquei horrorizada e alarmada com as notícias de ainda mais cortes. Como parte da função pública, serei muito diretamente afetada. Não há cá subsídios de Natal nem férias para ninguém nos próximos 2 anos. A questão da (quase) extinção da taxa média do IVA pareceu-me ainda mais grave. É uma percentagem de diferença enorme, com repercussões em tudo o que gastamos e consumimos.
Fui às compras, munida de alguns talões de desconto que tinha, para fazer stock de alguns produtos que não se estragam e que tenho sempre em quantidade - nomeadamente produtos de limpeza corporal e doméstica. Poupei quase 70€ à conta dos vários vales que usei, o que foi bom, embora tenha requerido um investimento.
Quando olho para a fatura, no entanto, fiquei surpreendida. Nunca tinha dado muita importância a que produtos entravam em qual taxa do IVA; hoje dei. Então é assim, numa lista de supermercado enoooorme, havia apenas 1 singelo produto à taxa intermédia - beterrabas cozidas. Tudo o resto entrava ou na taxa reduzida (peixe, legumes, fruta, leite...) ou na «normal» (tudo o que era de higiene e limpeza e para minha surpresa, os cereais de pequeno almoço, esse luxo burguês). Depois de atentar neste cenário, fiquei a achar que afinal a alteração do IVA não iria alterar assim tanto. Estarei errada? Afinal, o que vai passar a ser taxado por cima, alguém já definiu?
O que me assusta mesmo a sério é a parte dos cortes por todo o lado. Já me tiraram uma percentagem jeitosa do ordenado, agora foram-se os subsídios de férias e de natal, o que virá a seguir?

1 comentário:

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.