domingo, 18 de setembro de 2011

A vida é complicada

Hoje foi dia de boas notícias, notícias agridoces e constatações menos boas...
A boa notícia: o meu peso matinal atingiu o objetivo. Esta manhã pesava 56,9kg. Vou continuar até chegar aos 57 de tarde/noite.

A notícia agridoce: Foi-me atribuída uma bolsa de Pós-Doutoramento. Isto é maravilhoso, um grande orgulho e uma grande segurança... mas não posso acumular com a docência. E tenho medo de ter que rejeitar esta bela oferta antes de saber ao certo a minha situação no concurso da universidade. Deixar voar um pássaro destes antes de ter agarrado o outro... é uma dor de alma. Perder um contrato a termo incerto como professora Auxiliar é de loucos. Logo quando precisava que esta decisão demorasse, apressaram-se em quase mês e meio...

A conclusão dolorosa é que, mesmo que tudo corra pelo melhor e a estabilidade chegue... tão cedo não consigo comprar casa. Um apartamento T3 em segunda mão em sítios não assustadores dos arredores de Lisboa (na cidade nem se fala) custa mais do que uma vivenda T4 ou T5 individual em Braga. É simplesmente incomportável. Antes de dar esse passo vamos ter que poupar para uma bela entrada, ou recorrer a empréstimo parental, o que tem custos muito caros em termos emocionais... Se calhar, um passo desses vai ter que esperar mais uns anos. E mesmo nessa altura, vai me doer comprar um apartamento mal amanhado a pensar na minha vivenda à beira do rio Cávado que poderia custar o mesmo.

Moral da história... estou confusa da vida.

5 comentários:

  1. É mesmo, torna as coisas um bocado inglórias! Boa sorte e que tomes a decisão melhor para ti!

    ResponderEliminar
  2. YEY para ti Eu! Parabéns pela bolsa, bem sei que é dificil obter e tu conseguiste! E tanto o plano A como o B são bem jeitosos... ;) tu mereces!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Obrigada... ando a sentir-me bem melhor, agora que as coisas se esclareceram. Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou pos-doc! Claro, também queria ser docente (só para ter um contrato a sério e 14 ordenados por ano), mas concursos aqui na universidade do algarve é coisa que não há - até já ouvi dizer que vão mandar professores embora... isto anda mal, muito mal...

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita, e sejas muito bem vinda! Ainda bem que gostaste do cantinho. Esta vida universitária tem muito que se lhe diga, sobretudo quando se tenta conciliar com uma vida... não universitária! Eu também tive que mudar de cidade para agarrar uma possibilidade na docência que do dia para a noite passou de garantida (para 4 anos) a incerta (para amanhã) e agora parece de novo muito possível... Volta sempre!

    ResponderEliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.