terça-feira, 14 de junho de 2011

Nova obsessão


Ando cheia de vontade de aprender. 
Tudo começou com os blogues - só mostra o impacto que os blogues acabam por ter na nossa vida. Comecei a ver vários blogues de pessoas cheias de habilidade que fazem coisas lindas com tecidos. E comecei a aperceber-me de um ressurgir deste gosto de fazer coisas à mão. Não sei se é a crise que leva as pessoas a regressar ao feito em casa, em vez do comprado na loja... tenho notado isso em várias coisas: o gosto renovado por cultivar alguns dos nossos alimentos, que transparece em tantos blogues, e não só - imaginem que vi à venda no Continente pequenas mudas de alface, para plantar! Há um ou dois anos atrás era impensável. Parece que as coisas estão a mudar, devagarinho, mas estão! São as máquinas de fazer pão em casa e os muitos blogues à volta delas. O mesmo com os iogurtes. Os blogues de culinária já são mais antigos, mas se calhar são cada vez mais as pessoas a tentar aprender a fazer em casa mais coisas. Coisas como bolachas, compotas, prendas de natal... coisas que nos habituámos a comprar feitas. 
E agora a costura. Fiquei a saber, também por essa blogosfera a fora, que um livro, Costura Mania, era em parte responsável por este ressurgimento.
E comecei a ficar de antenas no ar.
Pesquisei preços de máquinas de costura.
Fui mais fundo na pesquisa de blogues e sites e lojas onlie.
Procurei uma lista de coisas essenciais a comprar.
Procurei moldes online... 
Encontrei montes de coisas!
Ao ponto de ontem, quando ia comprar o referido livro... achei que a minha pesquisa já continha a maioria daquelas indicações. Atenção, nada contra o livro que me pareceu muito explicativo e bem elaborado. Se calhar até acabo por o comprar. Mas nesta fase, em que estou a pensar investir em muitos materiais de base, que ainda são caros, achei desnecessário perante o manancial de informação que encontrei na internet. 
Pedi a máquina de costura emprestada à minha irmã - ainda não sei se tenho o mínimo jeito para a coisa, e se vou gostar, por isso achei melhor adiar a compra da máquina de costura. Assim, se vir que a coisa tem pés para andar, até já compro uma coisa melhorzinha, em vez de uma das mais básicas. É que neste campo os preços têm uma amplitude enorme. 
E pronto, vou fazer vários posts a divulgar os recursos que encontrei, e que podem ser úteis a outras iniciantes como eu. 
Espero que gostem!

3 comentários:

  1. Tb me anda a apetecer a costura lol! Já pedi explicações e a máquina à minha mãe e tudo!

    ResponderEliminar
  2. Que giro! Pode ser que combinemos uns projectos, que tal?
    Também já falei com a minha mãe, e este fim de semana vou a casa dos meus pais receber uma explicação básica... e uma máquina! Pois é, pelos vistos a minha mãe tem 2 e vai dar-me uma delas. Assim não preciso de pedir nenhuma emprestada.
    Vamos a isso?

    ResponderEliminar
  3. Wow eu, andamos em sintonia!!! Ando com a mesma ideia de costurar, alterar roupa, fazer saquinhos,... Também porque profissionalmente faço algo parecido contigo (investigação) e acho que a costura é um optimo meio de descansar a cabeça e desligar intelectualmente ;) A minha avo ensinou-me os basicos quando era pequena, mas ja me esqueci de quase tudo. Também não tenho maquina, e também queria comprar uma um bocadinho melhor do que as basicas. Tens alguma ideia de marcas e modelos (e preços)? :) é que estou confusa com tanta maquina disponivel, não sei qual escolher! Um beijinho*

    ResponderEliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.