segunda-feira, 18 de abril de 2011

Redescobertas

Uma coisa que sempre me entristeceu foi perder amigos. Este, em particular, de uma forma muito estranha. Do dia para a noite deixou de me falar, sem uma explicação, sem nada. E aquela presença constante dos meus dias desapareceu, assim, sem mais. Era ainda um amigo recente, mas um daqueles com quem nos sentimos bem de repente, e com quem passamos muito tempo.
Os anos passaram, muitos, sem mais do que um cruzar-nos na rua, de vez em quando, e um eventual olá.
Ontem, mandou-me um e-mail, para pedir desculpa no caso de ter recebido spam do e-mail dele e informar-me do novo e-mail. Um e-mail pessoal, não de grupo. Senti aquilo como uma tentativa de qualquer coisa, porque a verdade é que não tínhamos trocado e-mails em anos, para quê dar-me (só a mim) o novo e-mail?
Respondi. Agradeci o cuidado e disse que tinha sido bom ter notícias dele, nem que fosse por conta do spam.
Recebo nova resposta. A dizer que ficava feliz por ter respondido. Explicou-se pelo seu comportamento informando-me que tinha sido diagnosticado com uma perturbação do espectro do autismo. E informou-me da sua vida: que tinha casado, acabado uma licenciatura e mais outra, estava a trabalhar e a fazer o mestrado.
E eu senti-me estranhamente tranquilizada por tudo isso. Por saber que estava bem, e por saber que havia uma explicação para o comportamento estranho que tinha tido.
Seja bem vindo quem vier por bem. Se quiser reaparecer.

3 comentários:

  1. Isto dos amigos que se perdem é assunto delicado. Em 33 anos de vida, conto alguns assim, perdidos. E a um amigo em particular tenho vontade de enviar o dito e-mail com um qualquer pretexto. Porque a vi no facebook (temos amigos e comuns), porque nunca saiu do meu coração. E a vida é tão curta para perdermos mais de 10 ano sem dizermos alguém que é importante na nossa vida. Ainda não o fiz por cobardia... Mas chego lá. I hope

    ResponderEliminar
  2. Também tenho alguns e-mails desses em linha de espera. A vida é mesmo curta para não ser passada ao lado das pessoas que são importantes para nós. Boa sorte para esse contacto. Quem sabe não dá origem a um reencontro...

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que pelo menos algumas coisas na vida ainta têm explicação :)

    ResponderEliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.