sábado, 2 de abril de 2011

O plano de refeições


Tento fazer um planeamento mais cuidado das compras e das refeições da semana, com benefícios na saúde e na carteira. Claro que se há semanas em que o plano é cumprido à risca, noutras, não passa de boa intenção... Criei um formulário para o fazer, que disponibilizo Aqui.
Como faço:
1. Determino quais os dias em que vai ser preciso sobrar do jantar para o almoço. Há dias em que almoçamos ambos fora. O campo almoço é deixado em branco, preenchido com a menção «restos do jantar», ou, no caso do fim de semana, tem direito a menu. 
2. Aqui em casa, as 3 grandes fontes de proteína são o frango, o porco e o peixe/marisco, por isso, começo por alternar nos quadrados, essas 3 coisas.
3. Faço uma pesquisa na net, nos livros de receitas, nas receitas do costume e determino o que quero cozinhar em cada dia.
4. Escrevo o menu, deixando links para os blogs onde achei a receita quando é caso disso, ou indicando o livro de origem.
5. Ao mesmo tempo, aponto na Lista de Compras o que vou precisar de comprar para estas receitas.
6. Incluo sempre um acompanhamento de salada ou vegetais cozidos, que acrescento logo à lista de compras para não esquecer.


Aqui estão outros «menu planners». O que interessa é encontrar um que funcione em cada caso.
Link
Link
No meu caso, gosto de fazer o plano de sábado a sábado (sábado à tarde é momento de compras semanais) e de ter um espacinho para a lista de compras logo abaixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.