sexta-feira, 8 de maio de 2015

Os legumes

Já ouviram falar do Prove?
É uma cooperativa de produtores que entregam cabazes de frutas e legumes em diferentes pontos do país. Vale a pena espreitar o site deles, aqui.

Uma vez que se baseia em redes locais de produtores, cada local de entrega terá o seu modo de funcionamento e até os seus preços.
Onde resido, pode aderir-se a um cabaz grande (10kg) ou pequeno (7kg) semanal ou quinzenalmente. Cá por casa escolhemos o cabaz pequeno quinzenal, e chega-nos. O cabaz fica por 7€! A qualidade é ótima e a variedade também.


Nunca sabemos o que vai fazer parte do cabaz - há aquilo que a terra estiver a produzir - mas costuma vir sempre alguma fruta e legumes suficientes para uma sopa e vários acompanhamentos. É uma maneira de comer legumes locais, sazonais, variados e ajudar a economia local.

Nota: Quando trago a cesta para casa, costumo branquear e congelar os legumes de folha para não desperdiçar nada.

Esta semana vieram alguns cogumelos frescos e favas. E o resultado? Claro que o planeamento de refeições se adapta ao que vem do prove.

Frango primavera


pernas e coxas de frango
1 cebola
1 tomate maduro (ainda tenho congelado do verão)
favas
cogumelos frescos
batatas novas muito pequeninas, com casca mas bem lavadinhas
1 cenoura
Azeite e sal

E é só! Alourei o frango, quase sem pele, em primeiro lugar. Depois juntei os restantes ingredientes e deixei cozinhar em lume muito brando numa panela de tampa bem pesada, que veda bem. Não juntei água, nem temperos porque os legumes libertaram bastante água e a frescura dos ingredientes dispensava qualquer outro elemento.

Deu um jantar, e no dia seguinte um almoço, agora acompanhado com polenta.

2 comentários:

  1. É uma boa ideia. Eu compro as frutas e alguns legumes numa frutaria aqui ao pé de casa. Só compro nos hipermercados, se estiverem em promoção.
    Esse franguinho tem muito bom aspeto!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho os legumes e as frutas do hipermercado muito sensaboronas. Só quando não tenho alternativa compro lá.
      O franguinho soube que nem ginjas!
      Bom fim de semana!

      Eliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.