sexta-feira, 7 de junho de 2013

Limpezas

Tenho algumas novidades no campo das limpezas para partilhar, que acho que valem a pena.

Ando, como muito boa gente, viciada no Pinterest. Se for o vosso caso já devem ter visto inúmeros pins sobre produtos de limpeza caseiros.

Fiz a experiência, e tenho bons resultados para partilhar.

1.: Limpeza de vidros/ multi-usos


Num frasco com spray (usei um frasco de limpa-vidros vazio) juntei, a olho:
 - umas gotas de abrilhantador de loiça;
 - uma colher de sopa de detergente da loiça (fairy, no caso)
 - 1/4 da garrafa de vinagre.
 - Enchi o resto com água.

E posso dizer que funciona muito bem! Para além de ser bom para limpar vidros (experimentei com um pano micro-fibras para espalhar e outro para secar bem) é bom para limpar os armários e azulejos da cozinha, bancas... enfim, grande parte das superfícies, desde que não sejam muito delicadas ou de mármore ou calcário. Ando viciada!

2. Limpeza da casa de banho

 2.1. O spray


Comecei por fazer um spray muito semelhante a este, mas mais concentrado. Fiquei rendida! Até as juntas entre azulejos clareou (e estavam bem escuras: a minha casa de banho é velhota e não tem janelas, por isso é fácil ganhar mofo). Tenho-o na banheira, juntamente com uma escova, para dar um jeitinho no duche. Tira muito bem as marcas de água e de sabão, o calcário, deixa os azulejos super-brilhantes - adoro.

A receita é algo como:
1/5 do frasco de fairy
encher até metade com vinagre
encher até cima com água.
Juntei na mesma umas gotinhas de abrilhantador.

2.2. A esponja

Vi algo igual no pinterest e não descansei enquanto não encontrei isto:

Encontrei uma semelhante à venda no Pingo-doce por menos de 3€. Enchi-a com o mesmo produto (receita do spray) e estou rendida. É preciso algum cuidado porque, como o detergente resultante é mais líquido do que o fairy, se a esponja ficar para baixo esvazia-se. Convém guardar na horizontal, com a esponja para cima e não encher totalmente.
Quanto estou no duche passo-a pelos azulejos e portas da banheira, antes de sair passo na própria banheira para tirar as marcas de sabão. Passo tudo por água e já está. Também é ótimo para o lavatório. Acho que nunca mais uso outra coisa e a casa de banho fica sempre a brilhar.
E como vêem na primeira foto, já comprei outro para a cozinha!

É verdade que o cheiro não é o mais agradável. Já vi algumas pessoas sugerirem que se adicionassem óleos essenciais, mas não o fiz, porque depois de passar por água e secar, o cheiro desaparece rapidamente.
Também vi uma «receita» que consistia a deixar macerar cascas de laranja em vinagre durante uma semana e depois usar esse vinagre para as limpezas - hei-de experimentar.

O vinagre é muito barato e para além de desengordurar, desinfeta bastante bem as superfícies - mata a maior parte das bactérias, fungos e vírus. Além disso é natural e seguro, o que me parece excelente.
Usei vinagre de vinho porque não encontrei vinagre branco e funciona perfeitamente. Da próxima vez vou experimentar o de cidra, que tem um cheiro menos ativo.


2 comentários:

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.