terça-feira, 27 de setembro de 2011

Coisas domésticas que tenho feito

Já há uma semana ou mais que fiz uma capinha para o portátil pequenote. Acabava por dar menos uso do que devia a esse computador, que estava destinado a acompanhar-me nas minhas deslocações, por não ter uma capinha que o protegesse minimamente. Usei fleece por dentro, enchimento de poliester, e um restinho de tecido por fora. Ainda tem um fecho em velcro e serve que nem uma luva ao meu eeepc, que era mesmo o que se pretendia. Agora, pc e capinha acolchoada encontraram a sua morada num daqueles sacos jeitosos que me deram num congresso. Problema resolvido com 0€, e em menos de 1h.





Decidimos também tentar a nossa sorte com as ervas aromáticas. Comprámos uns vazinhos, e transplantámos rosmaninho, basílico, cebolinho e tomilho para uma floreira. Vamos a ver se resistem.


Este fim de semana viemos carregados de casa dos sogros. Desde que ficou desempregado, o meu sogro «pediu emprestado» um pedaço de terra de uns vizinhos e tem-no cultivado. Desta vez, trouxe:
 - 1 abóbora;
- 1 saco enorme de nabiças;
- 6 alhos franceses;
- 1 trança de cebolas;
- 1 alface;
- 1 sacada de salsa;
- um bocadinho de feijão-verde.

Nada mal! Um caixote cheio de legumes «a sério». Partilhei com os vizinhos simpáticos que me tomam conta dos gatos quando saímos - oferecemos-lhes uma talhada de abóbora, algumas cebolas, 2 alhos franceses, e metade da sacada de nabiças.
Ainda assim, fiquei com muita coisa, e a perspetiva é não deixar estragar nada. No próprio dia, cortámos, descascámos, e congelámos 3/4 do que nos sobrava de abóbora. Não pode ser mais, porque não cabia mais nas gavetas do congelados (nota mental: preciso de um congelador a sério!) para estar prontinho para a base da sopa. Piquei grosseiramente e congelei também a salsa.
O resto, ao qual adicionei algumas amêndoas e canela,  foi transformado em doce de abóbora. Deu 2 frascos pequenos, 2 médios, e 1 grande. Ficou bonito e saboroso, mas demasiado líquido... e já dei um dos frascos aos tais vizinhos simpáticos. O próximo projeto é decorar os frascos para oferecer.

 (O doce de abóbora)

Hoje, dediquei-me às nabiças. É uma coisa de que só eu gosto, cá em casa. Branqueei a molhada toda, o que resultou em 4 doses individuais (pequeninas, como aquilo encolheu!) que congelei (depois de tirar do congelador uma dose de abóbora, para a sopa de logo à noite) para mais tarde cozer, usar em esparregados ou sopas.
(close up dos cubos de abóbora congelados e de uma dose de nabiças prestes a ser congelada)
 
E o que agora ficou no frigorífico é mais resistente, pelo que vamos consumindo à medida das necessidades.
Confesso que fiquei orgulhosa!

1 comentário:

  1. Bem, estou espantada com as tuas costuras! Fantásticas! Eu ainda não me aventurei a coisas maiores e com forros desses fofinhos (acolchoados)...
    Também me iniciei na arte de plantar ervas aromáticas, tenho menta e basilico há uma semana e ainda não matei nenhuma delas! eheh
    Um beijinho*

    ResponderEliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.