segunda-feira, 11 de abril de 2011

do anonimato

Este blogue é totalmente anónimo. Não porque queira usá-lo para falar mal de ninguém ou expor vícios inconfessáveis. Nada disso. Este não é um blog de segredos nem de maledicências.
Mas ainda assim, sinto a necessidade de não revelar o nome, nem o rosto, por uma questão de privacidade. Ninguém sabe que este blogue é meu.
Este não é o primeiro blogue que escrevo. Já tive outros. Os blogues anteriores, não sendo assinados, eram do conhecimento de pessoas amigas, que o divulgaram a outras pessoas conhecidas e familiares. E no início não tinha mal nenhum.
Depois aconteceram 2 coisas:
 - o fim de uma relação, sendo que o então ex-namorado sabia que o blogue era meu e recorria às informações singelas que lá colocava para me perseguir e intimidar (sempre bom) - resultado - morte do blogue n.º 1.
 - nasceu o blogue n.º2, nos mesmos moldes do 1.º, ainda do conhecimento de pessoas amigas e seus amigos, e assim por diante em bola de neve. Aqui o problema foi outro - o blogue tornou-se do conhecimento de pessoas do meu círculo laboral, que sabiam que aquele era o meu blogue. Desta vez a morte foi mais lenta, mas aconteceu na mesma. Deixei de me sentir em casa naquele blogue. Deixei de ter à vontade para escrever imbecilidades e futilidades que me apetecessem, porque haveria determinadas pessoas a ler. Passei a censurar-me. E o blogue acabou por morrer.

Anos passaram. Neste regresso aos blogues, portanto, mantenho-me absolutamente anónima. Ninguém, nem o meu marido, nem as minhas amigas, sabe que voltei a ter um blogue. E é assim que quero que ele se mantenha.
O preço deste silêncio é que começo sozinha. Sem leitores, sem comentários, o que se torna chato e monocórdico. Fiquei feliz por ter duas seguidoras, e por ter tido o primeiro comentário. Um comentário simpático de alguém que não faz ideia quem eu sou e dignou-se a perder o seu tempo a ler as minhas palavras e a dizer-me que tinha gostado. Fiquei feliz. Pode ser que este modelo funcione. Obrigada aos meus poucos e casuais leitores, sejam quem forem. Vão aparecendo que são bem-vindos.

2 comentários:

  1. Bom, olha, comentário puxa comentário e aqui estou.

    Felizmente para mim, não tenho o problema de ter colegas de trabalho a ler-me porque funciono em teletrabalho. Quanto aos amigos e família, no fundo, o que digo no blogue já eles estão carecas de ouvir.

    Quanto a desabafos, já percebi que sempre que ventilo qualquer coisa no blogue, chovem as sms e e-mails de quem me conhece, por isso, vou moderando. Até porque há vezes em que não estou a falar de mim, mesmo que ali seja tudo na 1.ª pessoa.

    Enfim, ânimo. Isto serve para nós, os outros... bom, que arranjem o seu próprio blogue!

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Obrigada pelo comentário e pela visita. É verdade que este espaço é essencialmente de quem nele escreve. É para isso que servem os blogues - para escrevermos o que nos apetecer. Só quero é manter isso assim. Se entretanto me descobrirem a careca, I can live with it. Obrigada pelo ânimo!

    ResponderEliminar

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.