sábado, 8 de junho de 2013

O perborato de sódio

Andava à procura de perborato de sódio há imenso tempo.
Não sei se vos acontece o mesmo, mas a mim, as toalhas de mãos brancas começa, com o tempo, a ficar meio escurecidas. Por mais que saiba que estão lavadas, faz-me confusão. Tentei de tudo para tirar as manchas e estava a pontos de as transformar em panos de limpeza... quando me lembrei do perborato de sódio. Procurei, procurei, e lá encontrei uma drogaria antiga que vendia o produto a granel. É um granulado branco - parece detergente da roupa.

Dá para ver o quanto lhe tenho dado uso! Comprei 1Kg, que quase enchia esta caixa (de sopa do Pingo Doce) e já vai a meio.

Ora, o perborato de sódio só funciona acima dos 60º, por isso só pode ser usado em roupa que aguente essa temperatura.

Como faço?

Encho um balde com água o mais quente possível (da torneira, mas ainda junto uma cafeteira de água a ferver, para ficar bem quente).
Junto um bocado de detergente da roupa e 3 colheres de sopa de perborato de sódio. Dissolvo bem.

Junto as roupas a tratar e deixo ficar de molho.

Faz uma espuma muito branca maravilhosa!

Quando deixar de ter espuma, escorro e ponho a roupa na máquina. Lavo a 60º ou mais, com detergente e mais 3 colheres de sopa de perborato de sódio. Et voilá.

As minhas toalhas de rosto parecem outras - foi pena não ter feito um «antes e depois».

Vamos ver como fica esta toalha de mesa (com umas nódoas persistentes)!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.